Âncoras

Uma âncora é um ponto de referência ou endereço que será acessado por um link. Uma âncora é usada dentro do documento para marcar o início de uma seção do documento.

Suponha que seu texto seja muito grande , o que tornaria trabalhoso para quem estiver vendo a página conseguir se movimentar entre um tópico e outro. Então faça o seguinte : Nomeie um pedaço da sua página através do tag :

<A NAME="NOME "> Texto </A> ( Lembre –se que "NOME" é fictício, você escolhe o nome…)

Depois disso escreva o pedaço que você quer associar a esse Nome. Agora crie um link para chegar até esse pedaço , usando o tag :

<A HREF="#NOME">Clique Aqui</A>

Pronto! Ao clicar na mensagem "Clique Aqui" de sua página, o usuário irá até o pedaço que você nomeou.ATENÇÃ : O sinal de cerquilha (#) é necessário para a âncora, pois avisa ao browser para procurar o link no documento atual !!!

 

 

            Linkando Arquivos Locais

Fazer a ligação de um texto com outra página , ou figura , ou até mesmo outros arquivos que estejam na mesma pasta que seu documento atual está é uma tarefa bastante simples. Você precisa apenas especificar o nome completo do arquivo que será chamado através do TAG A HREF . Exemplo :

<A HREF = "página.HTM "> Clique aqui para ir à próxima página </A>

Você ainda pode criar uma âncora em outro documento e chamá-lo em um link do documento atual. É só nomear a âncora na página que você quer e colocar no link o nome da página seguido pela âncora . Exemplo :

<A HREF="página1.HTM#index"> Vai para o INDEX </A>

 

          Linkando Arquivos de Outros Diretórios

Você pode especificar o endereço de outros diretórios ( pastas ) usando um esquema de caminhos parecidos com o do DOS . Existe uma grande diferença entre esses caminhos . Na Web você deve inverter a barra de espaços , usando a barra "/ " no lugar da barra "\" para separar diretórios.

Além disso o browser usa como referencial o diretório atual para iniciar a busca de páginas. Para especificar um arquivo que esteja no diretório STRAUSS , que fica abaixo do diretório BACH , os quais se encontram ambos no diretório raiz , você deve usar os sinais ..\ para subir um nível, acessando assim a raiz e depois o caminho do diretório BACH .Exemplo :

<A HREF = "../BACH / STRAUSS / INDEX.HTM">

Se o diretório a ser acessado está abaixo do diretório atual , basta especificar o nome do subdiretório sem nenhum símbolo . Por exemplo :

<A HREF = "MOZAT / INDEX.HTM">

Em alguns browser , você pode escrever o caminho como no DOS , exemplo :

<A HREF = "C:\BACH \ STRAUSS \ INDEX. HTM ">

Porém, tente evitar esta técnica em alguns browsers isso não funciona…

 

 

       Linkando Arquivos de Outros Servidores

Agora a coisa fica um pouco mais séria . É aqui que está toda graça de Internet. Através de um esquema de endereçamento, a URL , a Internet consegue acessar um arquivo que está em qualquer micro deste planeta desde que esteja conectado adequadamente a Web.

Como já vimos, a URL serve para especificar a localização de páginas e arquivos em diretórios de servidores da Web . Vamos comparar com um esquema que você usa (as vezes até sem saber) para acessar algum arquivo em seu próprio computador. Acessando um arquivo pelo DOS :

C: \WINDOWS \SYSTEM \ Lista.TXT

Acessando uma página pela Web : HTTP : // WWW. STRAUSS. COM / LISTA . HTM

Uma URL é composta por duas partes principais. A primeira é o protocolo Internet do documento , a segunda parte é o endereço do servidor e da página. A sintaxe disso é :

PROTOCOLO: //SERVIDOR . INSTITUIÇÃO / ARQUIVO

Onde :

 - Protocolo é o tipo de servidor que está sendo acessado;

 - Servidor é o computador que contém a página ;

 - Instituição é o tipo de instituição a qual esse computador pertence (Comercial, Internet Publica, Militar etc ) ;

 - Arquivo é o caminho do arquivo.

 Exemplo :

HTTP : // WWW. MACLINUX.NET / INDEX . HTM

Esse endereço pode ser especificado diretamente na linha de URL do Browser , para acessar diretamente a página INDEX. HTM , ou então dentro de um link de um documento HTML , através do A HREF que cria uma ligação , um link para o URL

<A HREF = "HTTP : // WWW. MACLINUX.NET / INDEX . HTM "> MacLinux.net </A>